• Sponsored By
  • Eventos
  • Sobre

World Vaping DayWorld Vaping Day, ou Dia Mundial do Vaping (ou Dia Mundial do Vaper, ou …) é o dia (não oficial) para comemorar, celebrar e difundir o Vaping. Este dia é comemorado hoje, 22 de Março.

Mas, o que é o vaping?
Vaping pode ser traduzido como vaporizar. E é o simples acto, tal como a palavra indica, de vaporizar/inalar o vapor produzido por um cigarro eletrónico. Tal como se fuma um cigarro analógico/normal, no cigarro eletrónico vaporiza-se (dai vaping – vaporizar).

 

Alguns pontos importantes e muito resumidamente…

O que é o cigarro eletrónico?

O cigarro eletrónico nada mais é que um aparelho elétrico/eletrónico (também chamado de vaporizador pessoal – PV) que produz vapor simulando assim o acto de fumar.
Este é constituído basicamente por uma bateria, interna ou externa – como pilhas, um atomizador e um reservatório (para o líquido). Por sua vez, o atomizador – que pode ser em separado ou em conjunto com o reservatório (os chamados de cartomizadores) é constituído (entre outras coisas) por uma resistência. A resistência ao ser ligada vai aquecer e vaporizar o líquido que se encontra no reservatório.

Quanto ao líquido utilizado, este é um líquido composto por componentes que já se utilizam há muito tempo, como por exemplo o PG – Propilenoglicol na industria alimentar, médica e de entretenimento (na mesma ordem: bolos, aerossol e máquinas de vapor) ou o VG – Glicerina Vegetal / Glicerol e os aromas, também na industria alimentar. Este líquido pode também conter, ou não, nicotina em várias concentrações.

Como nota, o cigarro eletrónico não é um método de cessação ao tabagismo ou qualquer outro tipo de terapêutica para tal. É sim, um método alternativo para o consumo/inalação de nicotina. Existem muitos casos de pessoas que ao passar para o cigarro eletrónico deixaram de fumar completamente (neste caso fumar e vaporizar, porque ao vaporizar não se fuma 🙂 ) mas este não deve ser tratado e sobretudo vendido como tal.

 

Segurança

Sim, desde que usado correctamente. Não esquecendo que é um equipamento elétrico/eletrónico, este deve ser manuseado de forma correcta a fim de evitar alguns percalços. Mesmo uma escova de dentes elétrica pode ser perigosa, quando usada indevidamente.

Em relação ao líquido, uma (de entre outras) vantagem é o facto de não conter tabaco ou qualquer um dos seus (+ de 4 mil) componentes. Sendo que também é possível regular a concentração de nicotina que este contêm, ou até mesmo sem nicotina.
Atenção para o facto de a nicotina ser um produto tóxico e como tal também deve ser utilizada correctamente e com atenção.

 

Mais informações

Para mais informações sugerimos dar uma vista de olhos, e até mesmo registar-se, no nosso fórum nacional da comunidade vaper portuguesa: ptVapers.com.

 

About The Author

Site Staff // Vaper // Modder // Reviewer

Related Posts

4 Responses

  1. AF

    Precisamos de mais divulgação, para eliminar os mitos e os lobbys.

    VN:R_U [1.9.22_1171]
    0 people found this helpful

Leave a Reply